English Version | Ver em Português
CEAS - Centro de Estudos de Antropologia Social

Centro de Estudos
de Antropologia Social

Edifício ISCTE,
Av. Forças Armadas,
1600-083 Lisboa, Portugal.
Tel: 217903917
Fax: 217903940
ceas@ceas.iscte.pt
www.ceas.iscte.pt

O CEAS está sedeado no edifício do ISCTE onde ocupa as salas 2N7 e 2N9 (edifício principal, 2º piso, ala Norte).

Horário de Atendimento ao Público:
3ª feira a 5ª feira entre as 15h30 e as 18h

»Bolsas e Prémios

Existem, tanto em Portugal como no estrangeiro, várias instituições que, no âmbito de diversos programas de apoio e fomento da investigação e publicação científica na área da antropologia e ciências sociais, oferecem bolsas e prémios aos profissionais.

 

Bolsas

Nacional

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
A FCT abre semestralmente concursos públicos para Bolsas de Doutoramento (BD) e Bolsas de Mestrado - Dissertação (BM), segundo um calendário estável desde 1998. Além disso, mantém abertos em permanência concursos públicos para bolsas de Pós-Doutoramento (BPD) e Bolsas de Licença Sabática (BSab).


Fundação Calouste Gulbenkian
Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian
As bolsas dividem-se em bolsas de longa e curta duração e destinam-se a financiar actividades de investigação e pós-graduação (doutoramento e pós-doutoramento). As actividades neste domínio estendem-se aos estudantes carentes do ensino secundário e superior e àqueles que pretendam deslocar-se ao estrangeiro a fim de efectuar comunicações em congressos ou realizar breves estágios. Os candidatos devem ter nacionalidade portuguesa, ou residir permanentemente em Portugal.
Serviço de Cooperação para o Desenvolvimento
O financiamento das bolsas deste serviço destina-se a alunos naturais dos países africanos de expressão portuguesa que se proponham prosseguir estudos superiores em Portugal. São também destinatários os licenciados, nas mesmas condições de nacionalidade, que pretendam obter pós-graduações ou efectuar aperfeiçoamentos nas áreas que já dominam.
Comunidades Arménias - Bolsas de Estudo para o ensino superior
Anualmente é concedido um número limitado de bolsas a estudantes de origem arménia, que prosseguem a sua formação superior na diáspora e cujas famílias não têm os meios necessários para esse fim. Por razões orçamentais, estas bolsas são distribuídas em função de uma quota de acordo com o país de estudos. Podem candidatar-se os estudantes que prosseguem os seus estudos nos países do Médio Oriente, na Europa, na América Latina, no Canadá e na Austrália. É dada prioridade aos candidatos que não possuem ainda uma formação universitária e àqueles que visam prosseguir a via de ensino, num estabelecimento escolar arménio da diáspora.
Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian
As bolsas disponibilizadas pelo Serviço Internacional envolvem projectos de investigação ou actividades de especialização em áreas do conhecimento cultural português.
Instituto Gulbenkian de Ciência
Este Instituto, com sede em Oeiras, abre regularmente concursos para a atribuição de bolsas em áreas avulsas da investigação científica. Os interessados, desde que preencham os vários requisitos enunciados nos regulamentos, deverão enviar as propostas, acompanhadas pela devida documentação, dentro dos vários prazos concedidos para o efeito.


Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
A Fundação tem como principal actividade a concessão de apoios a indivíduos ou a instituições para projectos de desenvolvimento. Estes apoios podem assumir a forma de "Bolsas" - quando são atribuídos a título individual - ou de "Projectos Institucionais" - quando atribuídos a uma instituição.
A atribuição de bolsas é gerida pelos seguintes critérios: os projectos devem conter objectivos definidos e exequíveis e contribuir para a promoção do desenvolvimento de Portugal, no quadro dos domínios em que a Fundação actua; a Fundação opta por projectos que assentem em ideia inovadoras; será dada prioridade a iniciativas que fomentem a cooperação entre entidades portuguesas e dos EUA; a Fundação, procurando maximizar o número de apoios que concede, aceita candidaturas que já tenham assegurado financiamentos parciais de outras proveniências.
As bolsas individuais destinam-se a acções de formação (cursos, estágios, pós-doutoramento) no estrangeiro e a apoio à apresentação de comunicações em congressos internacionais. No âmbito dos Projectos Institucionais incluem-se as contribuições da Fundação a projectos de desenvolvimento promovidos por instituições. Estes projectos devem estar relacionados com as Áreas de Intervenção da Fundação e podem partir da iniciativa das instituições ou da própria Fundação. São iniciativas que visam o reforço da capacidade de acção das entidades que nelas participam.


Instituto Camões
Os programas de bolsas do Instituto Camões propõem-se promover a aprendizagem da língua e da cultura portuguesas por estudantes, licenciados e investigadores estrangeiros. Pretende-se também corresponder, em termos de reciprocidade, ao intercâmbio consignado na cooperação cultural bilateral e em protocolos específicos celebrados entre o Instituto Camões, instituições e universidades estrangeiras. As bolsas atribuídas dividem-se em dois grupos:
-   Bolsas destinadas a cidadãos estrangeiros:
-   Bolsas destinadas a cidadãos portugueses: bolsas oferecidas por instituições e governos estrangeiros.


Instituto de Ciências Sociais (Universidade Lisboa)
Com a Bolsa Luso-Afro-Brasileira, criada no seguimento do III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, realizado em Lisboa, em 1994, pretende o ICS manter vivo o intercâmbio entre cientistas sociais de língua portuguesa.
O convite, de carácter anual, a um investigador proveniente daqueles países, visa promover o debate científico e a participação em conferências e seminários no âmbito do Programa de Pós-Graduação do ICS.


Prémios

Nacional

Prémio A. Sedas Nunes de Ciências Sociais
Atribuído pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o Prémio Sedas Nunes é destinado a galardoar obras de excepcional qualidade que contribuam, de forma decisiva, para o desenvolvimento das ciências sociais em Portugal. Em Maio de 2002 teve lugar o concurso para a segunda atribuição deste prémio.


Prémio Dr. José Luís Champalimaud
A Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA (CNLCS) considera fundamental estimular e apoiar a investigação na área do VIH a nível nacional. No sentido de estimular a criatividade e o rigor do trabalho de investigação relacionado com a infecção VIH/SIDA, a CNLCS criou, em Fevereiro de 2002, o Prémio Dr. José Luís Champalimaud, destinado a galardoar trabalhos científicos sobre as diferentes vertentes desta problemática. A Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA está a estudar com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) a criação de um programa de financiamento de projectos de investigação, que tenha por objectivos a estimulação e o apoio de estudos fundamentados, sectoriais ou interdisciplinares, que sirvam para uma promoção mais eficaz do Plano Estratégico Contra a Infecção pelo VIH/SIDA.


Prémio Gulbenkian de Ciência
O Prémio Gulbenkian de Ciência, instituído em 1976, com o objectivo de estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação, abrange sucessivamente, em cada ciclo de três anos, as ciências básicas, as ciências aplicadas e tecnologias, e as ciências sociais e humanas. Para o período que se inicia em 2002, o prémio tem o valor de 25 mil euros.


Prémio IMAR - Luiz Saldanha: ciências e tecnologias do mar
O Prémio contempla autores portugueses de trabalhos de investigação publicados em revistas internacionais. Em 2002, o Prémio será atribuído ao melhor trabalho publicado em 2001.


estrangeiro

The King Hassan II Great World Water Prize
O "King Hassan II Great World Water Prize" é um galardão internacional promovido em conjunto pelo Governo de Marrocos e pelo World Water Council. Criado em Março de 2000, pretende ser um instrumento de estímulo à consciencialização e reflexão sobre o problema da gestão dos recursos aquíferos. O prémio é atribuível a uma instituição, organização, indivíduo ou grupo de indivíduos, cujo trabalho tenha contribuído em qualquer aspecto para essa questão, seja a nível científico, económico, técnico, ambiental, social, institucional, cultural ou político. O prémio é apresentado de três em três anos, durante o Fórum Mundial da Água. O tema para 2003 é: "Cooperation and solidarity in the fields of management and development in water resources". O vencedor recebe um prémio de 100,000 dólares, um troféu e um certificado.


European Latsis Prize 2002 (European Science Foundation)
Com um valor monetário de 100 000 Francos Suíços, este prémio é atribído todos os anos pela Latsis Foundation na Assembleia Annual da ESF a um cientista ou equipa de investigação como reconhecimento de contribuições inovadoras num determinado campo da investigação Europeia. O campo escolhido para o prémio de 2002 Prize é: "Cognitive Sciences" ("The Cognitive Sciences study the human mind and the nature of intelligence through interactions among the disciplines of psychology, linguistics, anthropology, computer science, neuroscience and biology. The Prize will be awarded for outstanding multidisciplinary contributions to the understanding of human intelligence as a whole or any of its component mechanisms.") Os critérios usados no processo de selecção serão a excelência científica, o impacto social e a contribuição para o progresso na Europa.


Prémio Dr. Edouard Delcroix
Este prémio científico bienal tem como objectivo favorecer a investigação na área da medicina marinha e tem o valor monetário de 12 500 EUR. Foi criado em memória do Dr. Edouard Delcroix (1891-1973), cirurgião ortopédico belga e pioneiro na talassoterapia.


Prémio México de Ciencia y Tecnologia
El Gobierno de México se complace en convocar a las instituciones científicas y tecnológicas de Centroamérica, Sudamérica, el Caribe, España y Portugal, para que presenten candidatos al PREMIO MEXICO DE CIENCIA Y TECNOLOGIA correspondiente al año 2002. Esta distinción fue establecida el 27 de febrero de 1990 por la Presidencia de la República, como un reconocimiento a las labores científicas y tecnológicas realizadas en los países que conforman el ámbito Iberoamericano y el Caribe para estimular el enlace de sus comunidades científicas con México.


Prémio Water Globe Award
The Water Globe Award 2003 is an Austrian initiative to promote this idea and to offer an international platform for intelligent water projects. Most water problems could be solved, as numerous examples show: solar water pumps in some African states, rain water harvesting in India or Bangladesh, desalination technologies or irrigation projects in Middle Eastern Countries, etc. The Water Globe Award is an international forum to which projects from all countries can be submitted, covering a wide range of initiatives on how to supply and use (drinking) water in an efficient way. The best projects will be awarded the Water Globe Award 2003 and will be presented to the public at an international Gala. The Water Globe Award is a global platform for benchmarking the best water projects. At the same time, it offers the chance to exchange latest know-how and to promote new successful strategies for water management. Finally, the Water Globe Award should strengthen mutual understanding and solidarity, because global water security is a matter of joint action.


UNESCO Science Prize
The biennial UNESCO Science Prize rewards a person or group of persons for an outstanding contribution they have made to the technological development of a developing Member State or region through the application of scientific and technological research (particularly in the fields of education, engineering and industrial development). The candidate may be a person or a group of persons working privately or as members of a staff of a private or governmental organization.
Candidates for the Prize are proposed to the Director-General of UNESCO by governments of Member States, in consultation with their National Commission for UNESCO, and by appropriate non-governmental organizations which have consultative status with UNESCO, each of which is entitled to nominate one candidate. Applications from individuals are not accepted.
The laureate is selected by the Director-General of UNESCO upon the recommendation of a panel of six eminent scientists and engineers from around the world appointed by him. (Past prize winners)
The laureate travels to Paris, France, as the guest of UNESCO to receive the amount of US$15,000 awarded together with a UNESCO Albert Einstein Silver Medal during a ceremony organized in odd years (2001, 2003, etc.) to coincide with UNESCO's General Conference.



 
ISCTE site Fundação para a Ciência e a Tecnologia