Resumo
A educação pode ser vista como um proceso de interacção social entre duas culturas no quadro de uma mesma sociedade: a cultura dos adultos e os padrões de desenvolvimento comportamental das crianças. O conhecimento antropológico das ideias infantis e dos conceitos de que estas se socorrem, inventam e definem, é central para os processos relacionados com a produção e reprodução social. A compreensão antropológica da educação é também central para uma discussão informada sobre tópicos educacionais, como o multiculturalismo, a literacia e as distribuições assimétricas do capital cultural, que são temas centrais das sociedades contemporâneas. No quadro desta área de pesquisa analisam-se diferentes contextos do processo educacional, desde a família e a comunidade até à interacção social entre as crianças, e, finalmente, até instituições de natureza mais formal, como escolas, departamentos educacionais, cursos de formação de professores e algumas áreas de conhecimento envolvidas nos processos educacionais. Apesar de estar fundamentalmente centrado no contexto português, a pesquisa tem sido conduzida em contextos não portugueses, nomeadamente no Brasil, Chile, Guiné-Bissau e Espanha.