Desde 1992, o CEAS decidiu abrir uma linha de acção permanente orientada para a divulgação e reflexão em torno da Antropologia Visual e do Filme Etnográfico. O NAV-CEAS promoveu e organizou múltiplos Encontros Científicos, Ciclos e Mostras e Filme Etnográfico, com o apoio de várias instituições, como a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Institut Franco-Portugais ou a Fundação Calouste Gulbenkian. E em 2004, e em virtude do crescente interesse de diversos públicos por esta área temática, o CEAS decidiu promover um Seminário em Antropologia Visual com a colaboração e realizado na Videoteca Municipal de Lisboa, com uma periodicidade mensal.
Consciente da relevância científica daquele campo disciplinar e género cinematográfico, o NAV-CEAS assume-se como pioneiro na divulgação da Antropologia Visual e sobretudo na sua divulgação e difusão junto de audiências muito diversificadas - escolares, académicos, artísticos e público em geral. O NAV-CEAS tem sido responsável pela manutenção de uma videoteca especializada com vários títulos no campo da antropologia visual, do documentarismo e ainda da ficção, que estão à disposição dos sócios do CEAS (em regime de empréstimo), sendo ainda possível o seu visionamento no próprio Centro. Este núcleo organiza ainda regularmente Tertúlias cujo objectivo é a apresentação e discussão de filmes etnográficos, sempre que possível com a presença dos próprios realizadores.
Existe ainda, no site do CEAS, um centro de recursos e de informações em Antropologia Visual que está à disposição do estudante, do profissional e do mero curioso da antropologia visual e do cinema documental, respeitante às actividades do NAV e também enquanto guia de recursos no campo da antropologia visual e do cinema (disponíveis em Portugal, no estrangeiro e na Internet) e secção de notícias destinada a oferecer informação actualizada sobre os diversos eventos - cursos, seminários, colóquios, mostras, festivais, etc.
O NAV-CEAS foi responsável pela organização de diversas Mostras e Ciclos de filme Etnográfico dos quais destacamos:
- O ciclo Olhares sobre Portugal. Cinema e Antropologia, organizado em conjunto com o ABC Cine-Clube de Lisboa e realizado no Instituto Franco-Português e no Museu de Etnologia entre Maio e Junho de 1993.
- A mostra Imagens do Mundo. Mostra de Cinema Etnográfico Francês, organizada em conjunto com o Instituto Franco-Português, o CEMRI (Universidade Aberta) e os Serviços Culturais da Embaixada de França, realizado simultaneamente em Lisboa, Porto e Coimbra entre Novembro de 1995 e Janeiro de 1996.
- A mostra Apre(e)ndendo o Olhar. Filmes de Escola, realizado em Novembro de 2001 no ISCTE.
- A mostra de Filme Etnográfico - Colóquio Internacional "Usos Sociais da Água", organizado em conjunto com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e realizado nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro de 2002.
- O Ciclo Colonialismo, Pós-Colonialismo, Artes: Ciclo de Antropologia Visual, organizado em conjunto com o Mestrado de Colonialismo e Pós-Colonialismo do Departamento de Antropologia do ISCTE e realizado no ISCTE e na Associação Abril em Maio (Lisboa), entre Abril e Maio de 2003.
- O Ciclo Olhares sobre a Religião e o Ritual, organizado em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e realizado entre Outubro e Dezembro de 2005.
Actividades mais recentes organizadas pelo NAV:
2003
. Ciclo "Vem e Vê: Imagens Reais - Documentário em Almada", co-organizado em conjunto com a Câmara Municipal de Almada e Humberto Martins e realizado no Fórum Romeu Correia, em Almada, a 17 e 18 de Maio de 2003.
. Ciclo "Colonialismo, Pós-Colonialismo, Artes: Ciclo de Antropologia Visual", organizado em conjunto com o Mestrado de Colonialismo e Pós-Colonialismo do Departamento de Antropologia do ISCTE e realizado no ISCTE e na Associação Abril em Maio (Lisboa), entre Abril e Maio de 2003.
. Apoio ao Ciclo "Cinema e Antropologia - Estórias Feitas de Imagens", organizado pelo NEA - Núcleo de Estudantes de Antropologia do ISCTE e realizado no ISCTE em Março de 2003.
2004
. Seminário em Antropologia Visual em colaboração com a Videoteca Municipal de Lisboa
. Tertúlias 2004 - «Um olhar antropológico sobre o mundo contemporâneo»
. Apoio ao Concurso de Fotografia do Núcleo de Estudantes de Antropologia do ISCTE
. Apresentação inédita do filme Mauss segundo as suas alunas Carmen Rial e Miriam Grossi (NAVI/UFSC) 2002, 45' (em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais) com a presença das realizadoras, 3 de Março, pelas 18.30h, Auditório ICS.
. Ciclo de Cinema Documental ao Colóquio Internacional "Ciências Sociais, Futebol e Imagem", realizado em 13, 14 e 15 Maio de 2004, ICS
2005
. Seminário em Antropologia Visual (em colaboração com a Videoteca Municipal de Lisboa)
. Ciclo de Cinema, Documentário e Antropologia: Olhares Sobre Religião e Ritual - organizado no contexto do Curso Pós-graduado de Actualização "Dinâmicas Religiosas no Mundo Contemporâneo" (Instituto de Ciências Sociais) de 13 Outubro a 17 Novembro de 2005, ISCTE
. Exibição do filme O Arquitecto e a Cidade Velha (2003, 72') de Catarina Alves Costa seguido de debate com a presença da realizadora, António Fernandes Dias (antropólogo, F.B.A.L.), Pedro Prista Monteiro (antropólogo, ISCTE), Manuel Teixeira (Coordenador da Área Científica de Arquitectura e Urbanismo - ISCTE) e Paulo Raposo (antropólogo, ISCTE), 29 Abril, ISCTE
2006
. Mostra de Filmes ao III Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), 6,7 e 8 de Abril